Tradições e superstições para a noiva no casamento
A cerimônia de casamento em si já é uma grande tradição com o propósito de celebrar a união e amor entre duas pessoas. E ao unir os costumes (alguns, muito antigos) religiosos, da crença popular, folclore ou superstições, temos um acoplado de tradições em comum que quase todas as noivas seguem - seja por apenas ser algo muito costumeiro ou por realmente acreditarem nelas.
Dentre as muitas tradições e superstições de casamento, existem várias que envolvem diretamente a noiva. Sendo assim, separamos as mais conhecidas para falar sobre elas com você.
O clássico vestido de noiva branco
A cor branca na moda noiva nem sempre foi uma escolha padrão, mas, ela se popularizou no primeiro casamento por amor de uma nobre. A rainha da Inglaterra no século XIX, Vitória, casou-se com um modelo branco todo feito a mão com renda e ainda, usou o véu e buquê de pequenas flores brancas.
Desde então, o uso da cor branca tomou força nos casamentos ocidentais e traduz a pureza da noiva.
As tradições da barra do vestido de noiva
Existem duas tradições mais famosas que envolvem a barra do vestido de noiva. A primeira é de origem brasileira e garante um casamento em breve às convidadas que pisarem na barra do vestido (que dó!). Já a tradição de escrever o nome das amigas solteiras na parte interna da barra também tem a mesma finalidade - e na nossa opnião, é bem mais simbólica e bacana!
Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul
Há uma confusão sobre a origem dessa tradição, alguns dizem ser americana, outros, inglesa da época vitoriana. Sendo de uma ou outra, o fato é que herdamos ela aqui no Brasil e muitas noivas se dedicam à esses detalhes.
“Something old, something new,
something borrowed, something blue”
O antigo normalmente é representando por um item de família que é herdado pela noiva. Pode ser os acessórios, terço e até, o próprio vestido de noiva.
O novo simboliza o futuro da noiva e geralmente está ou no vestido ou na lingerie.
O emprestado de acordo com a tradição deve vir de uma amiga casada e representa as amizades que estarão firmes com a noiva.
Já o algo azul, vem de uma tradição romana onde as noivas usavam azul (muitas vezes o vestido todo) para simbolizar simplicidade, fidelidade e claro, amor. Essa cor normalmente fica bem escondida em pequenos detalhes de acessórios.
Os noivos não podem se ver
Existem duas tradições envolvendo essa grande regra: nada de se ver antes do casamento!
A primeira, já se inicia bem antes do cerimônia. Os noivos não podem dormir juntos antes do grande dia. As justificativas são muitas, mas não há um grande consenso do seu surgimento. O propósito é de os noivos fiquem menos ansiosos e cansados para o casamento, além de, ficarem com mais saudades um dos outros.
A segunda tradição é de que o noivo não pode ver a noiva com o vestido antes da cerimônia. Isso surgiu pois os casamentos mais antigos eram arranjados, e assim, evitava-se que o noivo fugisse da sua obrigação ao ver a noiva antes do tempo. Outra superstição que surgiu disso foi a de os noivos teriam azar no seu relacionamento caso se vissem antes.
Hoje, essa tradição é ainda tão seguida mais pelo fator do efeito surpresa e emoção que o noivo sentirá ao ver a sua amada pela primeira vez subindo o altar.
Além destas famosas tradições, temos várias outras como a própria aliança, jogar o buquê e muito mais. Conta pra gente nos comentários quais dessas você vai seguir e se tem outra ao qual você acha importante!